Instituição

  • História da Instituição
  • Missão, Visão e Valores
  • Organograma
  • Orgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

Esta Associação teve como génese um projeto denominado “Um Raio de Sol” que por sua vez nasceu da preocupação de um grupo de professores da Escola Básica de Caxinas. No ano letivo de 1995/96 havia nesta população escolar um número significativo de crianças (126) com graves problemas sociais, económicos e familiares que se refletiam nos seus comportamentos desviantes e no seu insucesso educativo.

Na procura de minorar essa situação os professores com o apoio da direção da Escola, da Associação de Pais e da Câmara Municipal de Vila do Conde elaboraram um projeto que se candidatou ao Programa ”Ser Criança” tendo sido financiado durante três anos, resultando daí um grande apoio às crianças e respetivas famílias.

Durante a vigência do projeto, outros casos surgiram e tornou-se premente a necessidade de manter essa atividade, por mais tempo e alargando-o a um maior número de crianças.

Assim o projeto se manteve mais 2 anos financiado pela autarquia em parceria com a Escola.  

Da avaliação dos resultados, e da análise do contexto social (insuficiência de respostas sociais para a população de Caxinas) emergiu a necessidade e nasceu a vontade de procurar na sociedade civil formas de concretizar esse projeto. Assim o grupo inicial de professores foi-se estruturando, alargando, definindo os seus anseios e os estatutos da Associação.

Passo a passo, a Associação foi-se constituindo como entidade social. Fez a sua escritura em 10 de Julho de 2002, e reconhecida como pessoa Coletiva de Utilidade Pública em Setembro do mesmo ano.

É uma Instituição particular de solidariedade social que tem como objetivos promover atividades de âmbito social, facilitadoras da integração das comunidades na freguesia, e no concelho de Vila do Conde, e dar apoio psicopedagógico às crianças e jovens em risco, bem como apoio a idosos.

 

Assembleia Geral:

Presidente - Ernesto José Ferreira de Carvalho

1º Secretário - Rui Fernando Santos Braga

2º Secretário - Maria Claúdia Ferreira de Lima

 

Direção/Conselho de Administração:

Presidente- Maria Celeste Pinheiro Carneiro

Vice- Presidente- Carla Alexandra Costa Maia

Tesoureiro- Sandra Maria Matos Costa

Secretário- Maria Manuel de Lima da Silva Ferreira

Vogal- Rosa da Conceição Silva Oliveira

 

Conselho Fiscal:

Presidente- Paulo Jorge Cardoso Rodrigues

1º Vogal- Sónia de Nascimento Ferreira

2º Vogal- Sandra Raquel da Costa Xavier Araújo